sexta-feira, 16 de julho de 2010

Início do BMX no Mundo e no Brasil .


Início do BMX no Mundo no e Brasil

Tudo começou como uma brincadeira no final da década de 60. O BMX (Bicycle MotoX ou bicycle motocross) começou de determinado tipo de bicicleta geralmente que utilizavam uso de rodas de aro 20" de diâmetro, hoje se utilizando de 16", e 26" também.
O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).

Nos anos 60, as crianças imitavam seus ídolos do Motocross com suas bicicletas, construíam pistas com rampas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte, o BMX.

Durante os anos 70 este novo esporte começou a crescer, surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e bicicletas BMX.

No final dos anos 70 alguns pilotos dos USA, mais velhos como Tinker Juarez (hoje no Montain Bike, campeão mundial do MTB 24 horas e MTB 12 horas Brasil) começaram a aventurar-se em piscinas e skateparks, até ai território dos skaters. Manobras que começaram a surgir fora das pistas de terra, começaram a dar nas vistas. Surgia então o Estilo Livre, ou Freestyle conhecido também por BMX Extremo.






Um dos pioneiros, e considerado "pai" do Freestyle foi Bob Haro, que inventou nos anos 80 muitas das primeiras manobras, e também criou a Haro Bikes e a primeira BMX de Freestyle - Haro Freestyler. Outros pioneiros foram R.L. Osbourn, Todd Anderson(Red Line bikes), Woody Itson (Hutch bikes), Mike Dominguez, (Skyway bikes), Tony Muray, Ron Wilkerson, Dave Norie , Brian Blyther, Joe Johson, Dennis Mc Coy e Rick Moliterno (team Haro bikes), Martin Aparijo, Eddie Fiola, Dave Volker, Dino De luca (Team GT bikes), Mark Eaton (Freestylin), Ceppie Maes (filme ET) .




No BMX pista, (bicicross) nomes como Gary Ellis, Gary Polak, Brian Lopes (Team Gt Bikes), Greeg Hill, Eddie King, Pete Loncarevich, (Team Haro bikes), Stu Tomsen ( Team Hucth bikes),Charles Townsend,Mike Buff, Tony Murray, também marcaram época, e contribuiram muito para o desenvolvimento da modalidade no mundo.

No dia 3 de julho de 1978, Orlando Camacho foi convidado pela bicicletas Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul em uma pista contruída as margens da marginal Pinheiros (onde hoje fica o Parque do povo). Na década de 80 a Caloi lançava suas pistas, uma em Moema, e a outra posteriormente ao lado do Shopping Morumbi, a primeira pista de Bicicross com um Half Pipe. Através das competições, nomes da nova modalidade foram surgindo no Brasil. Pica Pau, Volney, Marcio Ravelli, Eduardo Ramires, Meio Quilo, Osvaldão, Oklinhos, Pedrão, Erwin, Emigio, Espanhol, Paulo Nenê, Tom, Formiga, Neto, Kdra, Caio Salerno, Itaquera, Dentinho (team Força e ação),Niltão, Junior, o "J" da JNA, Tri-Campeão Brasileiro como técnico de BMX na década de 80 foram alguns dos pioneiros no BMX nas pistas da Marginal Pinheiros (Monark) e em Moema (Caloi) . Em meados dos anos 80 aconteceu o boom da modalidade no Brasil com o lançamento do filme ET, considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema, indicado a nove oscars, sendo o primeiro filme a ultrapassar a marca 700 milhões de dólares, dirigido por Steven Spilberg. A partir daí começaram a surgir as equipes de apresentação Caloi e Monark e JNA (BMX Freestyle) , onde São Paulo Capital, São Bernardo do Campo e Jundiaí se destacaram. Galego, Lelo, Deva, Indio, Ferlim, Cunhado, Pardal, Juca Favela, Lord, Aero, Itaquera, Marreta, Lance, Paulinho, Formiga, James, Arabiano, Helder Zhel, Negretti (SBC), eram os nomes no "BMX Vertical"(Vert), realizadas em rampas quarter pipe ou half pipe. Nelsão, Chicão, AC, Tropeço, Alemão, Murí, Bagão e Baguinho, Aribú, Tagarela, Léo, Edú 775, Marcus Pig, Kaskinha, Negretti (SP), Neston, Batata, Giba, Antônio Ibiraman, foram os nomes fortes que se encontravam todos finais de semana na marquise do Pq. Ibirapuera, para mostrar nas Jam Session as mais novas manobras de "BMX Solo"(Flatland) . Em seguida surgia o BMX Street e Park, com nomes como Maurício Cassulino, Draculão, Alexandre Orosco, Eduvaldo Vendramine, Charaba, Mikimba, Coyote, Baitinha, Marcão (SP), Onofre e Roni (RJ), Sapão, Renato, Rodela, (Taubaté), Paulinho Stika (SBC), dentre outros.

Atualmente o BMX já está entre os maiores desportos de ação do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo e também no Brasil , existindo inclusive a "copa do mundo" de BMX (X Games), o Campeonato Mundial de BMX (ABA), realizado anualmente, assim como BMX nos jogos Panamericanos e Olimpíadas.

Que exista sempre, esta ponte que nos une... Campeonato em meados dos anos 80, realizado pela então Associação Paulista de Estilo Livre(APEL). BMX Masters 2010 Cologne Alemanha Acontece na Europa evento número do verão BMX, que de volta em 2010 é mais progressista que nunca! O BMX Masters 2010 foi apresentado pela Rockstar Energy Drink em Colognes Jugendpark e marca o ponto alto da temporada de competições na modalidade. Cerca de 400 pilotos estarão competindo neste evento one-of-a-kind, 200 deles nas classes Pro, com um total de 20.000 euros em premiação Todos os interessados na história do BMX também deve verificar a Oldschool-Zone, onde nada menos que Bob Haro, o fundador do BMX Freestyle no mundo, irá apresentar uma coleção de fotos e ilustrações dos anos 80, bem como anedotas do set de filmagem de "ET. Manobras inacreditável, uma grande atmosfera e festas tornaram o BMX Masters um dos eventos mais populares do mundo BMX. Atenção: Sábado, Julho 17 pm 2 você pode assistir ao vivo no BMX Masters http://www.bmxmasters.com/! Agora é só torcer pr os Mulekes representar nossa casa, por esse mundão a fora. E isso eles sabem fazer muito bem...
Este vídeo documentário mostra o início do BMX.

26 comentários:

  1. Que legal! É muito bom ser reconhecido como um dos que começaram esse esporte no Brasil.
    BMX é e sempre foi uma paixão.
    Abraços a todos os amigos do BMX.
    Devanir - Deva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí deva vê vó paizão do half. E Morumbi..abraços. vários aéreos...

      Excluir
  2. To muito feliz com tudo... agora em 2011 estarei comemorando 30 anos só de bike e sempre BMX na veia ,precisamos nos unir e criar um campeonato master aqui, podemos pedir patrocio para o Balsamo BENGUE, e ter muitas enfermeiras para cuidar de nós...
    Abraço a todos

    FERLIN
    ferlin@pop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí fértil abraço pós ao d Carapicuíba vertical ótimos tempo como vc esta o bro.

      Excluir
  3. Belo post,

    Só sinto por nós a primeira JNA (Júnior, Nelson e Adrian) nunca estarem presentes na história do BMX. Mesmo assim valeu!

    Abs,

    Júnior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pó chá colou lá direto atrás d Banespa. Shows.mandei fazer vários quadros.lá até a cópia do primeiro gt.performance...só lá eles consegui am fazer o quadro entortar sem dar vimco

      Excluir
  4. Ae galera, belo post mesmo!
    Fala Junior,
    Pra quem foi piloto nos anos 80 a JNA nunca estara de fora dessa Historia. Voces foram pioneiros no Brasil no desenvolvimento de bikes personalizadas, com geometria estudada e levando em conta as caracteristicas do piloto. Eu tive Um tive um dos primeiros prototipos JNA que desenvolvemos juntos e depois outros quadros e sempre me sai muito bem com eles.
    Nao so a JNA mas estes 3 grandes caras, Junior, Nelson e Adrian sao parte da historia do nosso BMX sim!
    Grande abraco!
    Luis Cury

    ResponderExcluir
  5. Essa é a galera com quem tive algum convívio, dos quais muitos convivo até os dias de hoje.
    Mil perdões por não citar todos.
    Valeu a bronca Junior, tá postado.

    ResponderExcluir
  6. é isso ai,agradeço imensamente por meu nome ser citado e me sindo honrado em ser um dos muitos bmxs que seguraram o inicio difícil que foi esse esporte aqui no Brasil mas antes de tudo isso sou alguém extremamente felizardo por conhecer todos os nome citados acima e alguns deles gostaria de deixar minha eterna gratidão...Obrigado Aribú,Baguino,Bago,Léo Claro por vocês terem me acolhido como amigo...muito obrigado...obrigado a todos os bmxs e vamos treinar...uhuuuu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê se aparece esse ano em nosso encontro Old School Brasil, Kaskinha. Encaminhe contato para receber atualizações.

      Excluir
  7. Parabéns à todos os bikers e principalmente todas amizades que eu fiz nesses trinta anos de pedal !!! Vocês sempre farão parte da história da minha vida !!! E vamo pará de papo q tá sol lá fora....vamo andá !!!

    ResponderExcluir
  8. Kid Play brinquedoes, aceito material, e indico o créditos a pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a matéria....!!!
    Parabéns !!!

    De fato a JNA não pode ficar fora de nossa história, realmente acho q foram os primeiros quadros nacionais projetados especialmente para o Bmx...
    Eu tenho orgulho de ter conhecido e andado junto com muitos dos mencionados...

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber onde ficava a fábrica da jna, obrigado e abraço à todos

    ResponderExcluir
  11. Muita boa matéria....andei muito de JNA nos anos 80 e inicio dos anos 90 quadros nacionais incríveis...tbm fiz muitas amizades nesse meio,abracos Deva,Helder, Paulinho(Redline) Charaba,Cunhado,Indio,Negretti,Juca Favela,Mikimba,Arabiano, infelizmente devido a um acidente automobilistico fiquei impossibilitado de andar de bmx e andar no Half Pipe(lugar que batia cartão no Paço em São Bernardo do Campo) mas atualmente pedalo de MTB e tenho guardada de recordação uma extra-light dourada pra relembrar os velhos tempos de glória hehehe abraços a todos e bmx forever brothers

    Vagner Fernandes (Guiné)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse dias eu tava andando na minha bike e um cara me parou e me falou que ele era o Tropeço, e que foi um dos primeiros a trazer o BMX freestyle pro Brasil, e que depois começou a andar de motocross por um tempo.. Nós nos despedimos, e eu fui embora. Não tinha levado muita fé no que ele falou, mas agora vejo que é verdade mesmo xD
      Ainda bem que perguntei o nome dele antes de ir embora, que atendia pelo nome de tropeço.

      Excluir
    2. Vc tem o contato do tropeço???

      Excluir
  12. Andei muito com essa galera no ibirapuera (carioca doido)

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente tem muitos nomes em confusão na história contada aí.
    Tem nomes que estão na lista do BMX que se destacou no freestyle muitos anos depois da geração Formiga, Volney Camargo.
    Falta muitos nomes que fizeram a história junto com os demais.
    Eu fiquei esquecido da época do BMX antes da equipe Caloi.
    Fico triste tbm por não ser reconhecido.
    Mais sei que estava e estou ainda na fúria do BMX.
    Prazer : PANELA EX CALOI

    ResponderExcluir
  14. Show, bom pra quem eh piloto novo e ñ conhece nada da história, parabéns a todos ��������������������������

    ResponderExcluir
  15. Manso quando ser a o próximo.olá Scola..abraços a todos saudades fomos contemplados faz falta essa epoca

    ResponderExcluir
  16. eu, Sisenando Alfredo Cintra (Pãozinho) Andei com esses, outros e OUTRAS (sim, vamos lembrar das mulheres tb do BMX) em Bernô, na Marquise do Ibirapuera, na Pista Caloi Cross no Morumbi Shoping e por fim na Pista da Av. Ibirapuera com República do Libano...com bicicletas emprestadas de colegas, dos meus irmãos e tb dos próprios pilotos que não regulavam um rolé solidário... SAUDADE de um tempo que o companheirismo e camaradagem falava mais alto que um carro importado ou celular de ultima geração. JNA o Júnior, o Nelson e o Adrian proporcionaram ao atleta pobre a possibilidade de usar um equipamento de alta qualidade com tecnologia, design e geometrias das melhores Bikes Gringas que eram inacessíveis aos (pobres) atletas Brasileiros paitrocinados que compravam peças avulsas das ExtraLight e rotor Odysey G3 para equipar as JNA ou as Mineiras Buffalo... q saudade.

    ResponderExcluir
  17. Muito Legal lembrar dessa época. Pena que não temos mais vídeos para recordar. Esse campeonato do Shopping Vale eu participei com a equipe Monark o Pig, Emerson e Aribu. Saudades das apresentações que fazíamos.

    ResponderExcluir